Os Presidentes do CORECON-SP, Pedro Afonso Gomes, e do SINDECON-SP, Waldir Pereira Gomes, em nome de toda a categoria, lamentam profundamente a morte de um dos economistas mais conhecidos de nosso Estado, apresentando as condolências aos seus familiares.
O professor José Pascoal Vaz, que completaria 81 anos no próximo dia 13 de abril, graduou-se, em 1968, pela Faculdade de Ciências Econômicas e Comerciais de Santos – hoje UNISANTOS – sendo registrado no Conselho desde 1970 e associado ao Sindicato há 40 anos.
Obteve o Era Doutoramento em História Econômico pela FFLCH/USP em 2005 com a tese “Desigualdade social e produtividade social no Brasil”, em que sintetizou os estudos que fez durante toda a vida nas áreas-títulos e nas de pobreza, crescimento e desenvolvimento econômico e social.
Escreveu centenas de artigos em publicações acadêmicas e em jornais e revistas não-científicos, além de proferir palestras e conceder entrevistas em profusão, com o objetivo de propagar as técnicas econômicas e as iniciativas políticas que propiciassem maior paridade entre os agentes econômicos e cidadãos.
A sociedade brasileira e os economistas ficam sem essa voz potente – literalmente – mas fica o que fez na vida, seja com o exemplo pessoal, seja com o que escreveu e falou ao longo de décadas.
Comments