Os 10 Mandamentos do “Jeito Barsi” de Investir
I. Invista sempre na geração, circulação e distribuição de riqueza. Aborte a agiotagem, seja um investidor e não um especulador. Nunca opte pelo “DAY TRADE”. Jamais entregue seus recursos sem que você participe das decisões de investimento.
II. - Não tema comprar ações, pois elas representam um dos mais seguros e garantidos investimentos do planeta. Eleja sempre ações situadas em atividades perenes. Lembre-se do plano Collor, que encurralou todas as aplicações e títulos de renda fixa, menos as ações.
III. - Ações representam a participação de investimentos em bons e futuristas projetos empresariais. Vise projetos sustentáveis com histórico de boas distribuições.
IV. - Lastreie suas aplicações em projetos empresariais muito bem fundamentados. Nunca em novos lançamentos (IPO) na sigla em inglês.
V. - Nunca aplique seus recursos em fundos, seja de qualquer natureza, pois o único beneficiado será sempre o administrador que lucra em todas as direções com vantagens inerentes aos fundos (múltiplas taxas). Aliás, não conheço ninguém que ganhou aplicando em fundos e previdência privada.
VI. - Uma carteira de renda mensal se forma de maneira gradual, sistemática e progressiva, nunca pulverizada no seu início.
VII. - O mercado de ações lhe permite ser parceiro de grandes e importantes projetos empresariais, ao mesmo tempo que as ações representam a segurança da sua participação no empreendimento.
VIII. - Fuja de derivativos e nunca se alavanque além da sua capacidade financeira. Fuja também de empresas que estiverem instaladas ou situadas em paraísos fiscais.
IX. - Nunca invista em setores cujo histórico se apresenta sempre como negativo. Exemplos: Aéreo, Varejista, Turismo, Saúde, Construção Civil, Prestação de Serviços e outros congêneres.
X. - Comprar na baixa e vender na alta é proposta especulativa postulada pelas bolsas de valores, que se beneficiam com o giro dos papéis, via cobrança de corretagens, emolumentos e outros custos. Nunca opte por essa trajetória, pois ela te conduzirá sempre ao insucesso. O DNA das bolsas está no giro especulativo, assim elas preferem especuladores a investidores. Repetindo, fuja do “DAY TRADE”. Não se esqueça de que as ações serão sempre alvo de oportunidades, na qual sabendo avalia-las, nunca perderá.
“Invista sempre no Brasil, pois é aqui que estão as maiores e melhores oportunidades de negócios”, Luiz Barsi Filho.
Σχόλια