O Conselho Regional de Economia de São Paulo, representado por Conselheiros, delegados e Economistas do nosso Estado, participará do XXVII SINCE (Simpósio Nacional dos Conselhos de Economia), que será realizado entre os dias 2 e 4 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, com o tema "O papel do Sistema Cofecon/Corecons na superação da crise e retomada do desenvolvimento”.
O SINCE é um evento do Sistema Cofecon/Corecons, com abrangência nacional, realizado bienalmente nos anos pares e que tem como objetivo refletir sobre o mercado de trabalho do Economista e a sua formação; debater a atuação dos Conselhos de Economia e as suas ações conjuntas, a economia brasileira e temas estruturais e conjunturais a ela relacionados; e rever as normas atinentes ao Sistema Cofecon/Corecons.
Apresentação de propostas
Neste ano, o SINCE, além dos 3 grupos de trabalho tradicionais ("Formação em Mercado de Trabalho dos Economistas"; "Organização do Sistema Cofecon/Corecons" e "Análise da Conjuntura Econômica", comportará 3 painéis - "Fórum da Mulher Economista"; "Agenda de Desenvolvimento para o Nordeste" e o "Legado de Celso Furtado".
O formato do SINCE prevê que o COFECON e cada CORECON apresente propostas para superar dificuldades e abrir novos horizontes, no que se refere aos temas tratados.
As decisões do Simpósio são tomadas em Assembleia, onde votam os delegados indicados pelos Conselhos Regionais, conforme sua representatividade quantitativa de economistas registrados e adimplentes em cada Conselho.
"O peso da representação de São Paulo será importante para que aprovemos as nossas propostas levantadas para implantação de melhorias para a classe de Economistas,” diz o presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes.
A delegação do Estado de São Paulo é composta pelo presidente do Corecon-SP, Pedro Afonso Gomes; por 9 conselheiros, 4 delegados regionais e 4 Economistas.
Confira as propostas que foram formuladas pelo Corecon-SP, pensando sempre na valorização da profissão, em condições cada vez melhores e em oportunidades para os Economistas:
⦁ Reposicionamento da Marca Economistas.
⦁ Adesão dos jovens à carreira de Economista.
⦁ Reformulação da grade dos cursos de Economia nas universidades
⦁ Implantação da disciplina Educação Financeira no ensino médio e fundamental.
⦁ Reformulação do código de ética
⦁ Atualização das normas de perícia financeira.
⦁ Reestruturação operacional dos Corecons
⦁ Reorganização dos gastos para os eventos sistema Cofecon/Corecons
⦁ Fim da obrigatoriedade do voto presencial por parte dos delegados nas plenárias do SINCE
Vídeos sobre o SINCE
Desde o início do mês de outubro, o programa “Palavra do Presidente” vem explicando o conteúdo de cada uma dessas e outras propostas. Acesse aqui para conferir - https://www.youtube.com/playlist?list=PLxg31cZMTIXFwIAA9_xoQ20Ra3SjDSgqp
Mais informações sobre o SINCE 2022 - https://cofecon.org/since/. A programação atualizada, em formato interativo, está disponível no link https://bit.ly/3CWwBPG
Kommentare